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Joel
Faria de Abreu Em uma classe de aproximadamente 40 alunos, é muito provável que dois deles façam anos no mesmo dia — tão provável que você poderá apostar sem medo na coincidência de, pelo menos, dois aniversários. Neste artigo vamos mostrar que, numa classe de 40 alunos, sua chance de ganhar a aposta é 89,1 % e, mesmo se uma classe tiver apenas 23 alunos, a probabilidade de dois aniversários coincidirem será maior do que 50%! Vejamos como explicar matematicamente tal fenômeno. Seja E um conjunto de n pessoas e F o conjunto dos dias do ano (vamos esquecer os anos bissextos), isto é, F = [1, 2, 3, ..., 365]. Seja U o conjunto de todas as funções de E em F. Uma dessas funções é a que associa, a cada pessoa, o dia do seu aniversário. Seja B o conjunto das funções injetoras de E em F e A o conjunto das funções não injetoras de E em F. O conjunto B representa as não coincidências de aniversários e o conjunto A, as coincidências. É fácil ver que:
1.
O número de elementos de U é
o arranjo, com repetição, de 365, n a n,
2.
O número de elementos de B é o
arranjo simples de 365, n a n, isto é, 3. n(A) = n(U) - n(B) A probabilidade de B, tomando U como conjunto-universo, é
probabilidade esta de não haver nenhuma coincidência de aniversários. A probabilidade de A (das coincidências de aniversários) é:
Calculando P(A) para alguns inteiros n, obtemos:
Notamos
alguns fenômenos bem interessantes:
1. para um
grupo de apenas 23 pessoas, a probabilidade de coincidência de aniersários é
maior do que 50%;
2. para um
grupo de 41 pessoas, esta probabilidade é maior do que 90%;
3. para 60
pessoas, já é quase certeza!
:4.
certeza
mesmo, só para 367 pessoas (sempre pode ter alguém que tenha nascido em 29
de fevereiro).
O professor de Matemática,
quando ensinar Probabilidade, poderá fazer
experiência na sala de aula. Se
as turmas forem grandes é bem provável que
em cada
uma delas haja pelo menos uma coincidência de aniversários. Vamos tentar?
Adendo: Seus
alunos podem querer calcular o valor de P{A). Convém, então, observar
que
.Pode-se efetuar
este cálculo com uma tábua de logaritmos e uma tabela que dê os logaritmos
de fatoriais.
Assim, por exemplo,
se
n = 20:
log 345! = 727,38410
Joel
Faria de Abreu é licenciado
em Matemática pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília — CEUB. Lecionou
em colégios da Fundação Educacional do Distrito Federal, no Colégio Militar
de Brasília e no CEUB. Atualmente é funcionário concursado da Câmara dos
Deputados.
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