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Olimpíadas de Matemática A
SBM mantém um programa de Olimpíadas de Matemática que consta
essencialmente de dois eventos anuais: a)
A Olimpíada Brasileira de Matemática, da qual podem participar todos os
estudantes de 2° grau. A prova se realiza simultaneamente em várias
cidades brasileiras incluindo quase todas as capitais de estado. Conclamamos
os professores de 2° grau a incitarem seus estudantes talentosos a
participarem desta Olimpíada,
contactando o coordenador local (em geral um docente do depto. De Matemática
da Universidade Federal de seu Estado) ou a própria SBM. A
28 de agosto p.p. realizou-se a 4a. Olimpíada Brasileira de
Matemática cujos resultados serão publicados no próximo número da
Revista. Os
alunos vencedores, além de outros prêmios, têm recebido bolsas de
estudo (iniciação científica) durante o seu curso de graduação nas
Universidades, bem como treinamento para posterior seleção da equipe que
representará o Brasil na Olimpíada Internacional. b)
Olimpíada Internacional de Matemática, para a qual a SBM coordena
a participação dos estudantes brasileiros. Em
julho p.p. o Brasil fez-se representar, através da SBM, em
Budapest, Hungria, onde o nosso estudante Luiz Alberto dos Santos logrou
um terceiro prêmio. As
olimpíadas consistem na resolução de problemas que dependem muito mais
de criatividade do que de conhecimento. Entre
seus objetivos incluem-se a identificação de estudantes com especial
talento para a Matemática, a divulgação e o estímulo da atividade
matemática entre os jovens. Alguns
estados, como São Paulo, Paraná, Ceará e Distrito Federal, já fazem
suas Olimpíadas Regionais. Comissão
da Olimpíada (SBM): Para
maiores informações, escreva para: Sociedade
Brasileira de Matemática |
É
a sigla pela qual se apresenta o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação
Matemática, entidade fundada em 1976 por professores de Matemática nos
três graus de ensino e que a partir de 1978 firmou convênio com a
Universidade Santa Úrsula (USU), Rio de Janeiro. O
GEPEM promove reuniões mensais, cursos, seminários, outras atividades de
pesquisa pública dois boletins anuais (junho, dezembro), tendo já sido
publicados doze números. Além disto, baseado em pesquisa realizada
durante 20 meses com o apoio do INEP, O GEPEM está oferecendo assessoria
a escolas interessadas. A pesquisa citada acima recebeu o nome de “Binômio
Professor-Aluno na Iniciação à Educação Matemática” e a 2a.
edição do resumo de seu relatório foi publicada pela Fundação José
Bonifácio da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A
partir de março de 1981, o GEPEM mantém, ainda, o Curso de Pós-Graduação
“latosensu” em Educação Matemática com as disciplinas obrigatórias:
Álgebra Linear, Análise Real I, Cálculo Avançado, Geometria, Idéias
Fundamentais da Matemática, Metodologia da Aprendizagem. A duração mínima
do curso é de quatro semestres, num total de 360 horas. Notícia
enviada por Vera Maria F. Rodrigues (Secretária) GEPEM
Você
sabia que o livro de G. Polya, How to solve it? Já foi traduzido para o
Português, sob o título: “A arte de resolver problemas”, pela
Editora Interciência, RJ. É um livro bastante interessante para o
Professor de Matemática. Estaremos apresentando uma resenha deste livro
num próximo número. Procure conhece-lo.
O
Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME-USP) promoverá nos
meses de Janeiro e Fevereiro de 1983, o XII Curso de Verão. Dentre as
atividades previstas, destacamos dois cursos destinados a professores do
Ensino Médio: Tópicos Especiais para professores do 1° Grau “ e “Cálculo
– Noções introdutórias com Aplicações à Geometria a nível do 2°
Grau”. Os cursos começarão em 10/01 e terminarão em 11/02. Maiores
informações poderão ser obtidas com a |
Envie
à Revista do Professor de Matemática, Cx. Postal 20570 CEP 01000 – São
Paulo – SP, as notícias de interesse para os colegas. Chamamos a atenção
para a antecedência com que estas notícias devem ser enviadas, de vez
que a Revista só sai uma vez por semestre. Gratos, O
Comitê
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