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Mário
Barone Júnior -Uma
professora de Gravatí, RS, envia a seguinte pergunta: “...Alguns
professores de matemática ensinam que
2
= Como
se explica?” É
uma questão de convenção. O
número 9, como todo o número real estritamente positivo, tem duas raízes
quadradas: uma positiva, igual a 3 e outra negativa, igual a –3. Porém,
quando trabalhando com números reais, é uma convenção universalmente
adotada que o símbolo Então,
se x é positivo, isto faz que Com
esta convenção O
que ocorreu no seu exemplo é que, na equação dada.
O
número x – 1 deve ser positivo pois, pr causa da convenção, o
primeiro membro é positivo. Mas
para obter o valor x”= -1,
ambos os membros foram elevados ao quadrado, dando origem à igualdade
que
é verificada quando x = -1; mas esta solução não serve no problema
original pois então
x
– 1 = -1
–1 = -2
< 0. Sem
a convenção você poderia ter também dificuldades do seguinte tipo:
escolhendo
Quando
você adota esta convenção não deve esquecer, porém, que (
-3)2 = 9.
Assim sendo se x2
= 9 então
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