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Mário
Barone Júnior -Uma
professora de Gravatí, RS, envia a seguinte pergunta: “...Alguns
professores de matemática ensinam que
pois
e ( -3)2 = 9, porém, no livro de 8a. série da FTD, pág. 78, na verificação
de uma equação irracional encontra-se o seguinte:
2
= 2 (falso)
Como
se explica?” É
uma questão de convenção. O
número 9, como todo o número real estritamente positivo, tem duas raízes
quadradas: uma positiva, igual a 3 e outra negativa, igual a –3. Porém,
quando trabalhando com números reais, é uma convenção universalmente
adotada que o símbolo
represente sempre a
raiz quadrada positiva. Então,
se x é positivo, isto faz que
tenha um valor bem
determinado, representando um único número real e evitando dúvidas como
a sua. Neste caso as raízes quadradas como a sua. Neste caso as raízes
quadradas de x são os números
e
Com
esta convenção
representa unicamente o número
2 e a igualdade
é falsa. O
que ocorreu no seu exemplo é que, na equação dada.
O
número x – 1 deve ser positivo pois, pr causa da convenção, o
primeiro membro é positivo. Mas
para obter o valor x”= -1,
ambos os membros foram elevados ao quadrado, dando origem à igualdade
que
é verificada quando x = -1; mas esta solução não serve no problema
original pois então
x
– 1 = -1
–1 = -2
< 0. Sem a convenção você poderia ter também dificuldades do seguinte tipo: escolhendo Quando
você adota esta convenção não deve esquecer, porém, que (
-3)2 = 9.
Assim sendo se x2
= 9 então
Veja por exemplo que se, na
dedução da fórmula para resolver uma equação do 2° grau, você
esquecer disto, só encontrará uma das soluções.
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