|
|
||||
A
coleção destina-se à três séries do 2° grau e cobre o programa todo
de Matemática deste nível (Funções, Polinômios, Geometria Espacial,
Análise Combinatória, Trigonometria, Sistemas Lineares e Determinantes,
Probabilidade, Limites, Derivadas, Números Complexos, Geometria Analítica).
Inclui ainda tópicos de matemática do 1° grau, quando constituem pré-requisitos
essenciais e naturais para o assunto a ser exposto; e apresenta freqüentes
comentários históricos. Trata-se
de uma obra bastante diferenciada das demais correlatas e inovadora na
concepção de um livro texto de matemática destinado ao 2° grau. A
apresentação de um mesmo assunto é às vezes dividida em diversas
etapas, no mesmo ou em diferentes volumes. Da Geometria temos no primeiro
livro o estudo dos polígonos e os teoremas de Thales e Pitágoras, no
segundo volume temos áreas de figuras planas e perímetros. A
Trigonometria aparece no primeiro volume apenas referente ao ângulo
agudo, no segundo volume aparece referente ao círculo todo e num outro
capítulo, finalmente, temos uma trigonometria generalizada. Encontramos
diversos aspectos positivos nessa opção didática. Primeiro, o fato do
contacto inicial do aluno com um novo assunto deixar de ser muito amplo e
repentino, mas começar pelos seus aspectos mais acessíveis. Ao aluno é
apresentado um desenvolvimento paulatino da teoria, que lhe possibilita a
percepção de cada novo conceito como um elo da teoria global. Há ainda
a vantagem de um assunto não se dar por acabado (e esquecido) após certo
capítulo – ele torna a voltar em abordagens cada vez mais gerais e
profundas, dando margem a um conhecimento mais sedimentado. A
preocupação pedagógica levou os autores a começarem a maioria dos
segmentos da teoria com uma situação problema – viável, prática e
motivante. Em seguida, são levantadas suposições, juntadas informações
e, através do método indutivo-dedutivo, construído e explorado o
segmento da teoria desejado. Ao final volta-se à situação problema
inicial, a qual, com auxílio da teoria elaborada, poderá então ser
resolvida. A
lista de exercícios proposta também apresenta inovações – bastante
ligados a situações práticas, bem dosados, apresentando uma matemática
que perde a sua configuração de teoria dedutiva abstrata e passa a ser
uma teoria lógica com amplo significado real. Nesse sentido o livro é
apropriado a todos os alunos de 2° grau, tanto aos que precisam estudar
matemática para o vestibular, como aos que a terão como matéria central
de seus estudos posteriores, como aos que nunca cursarão uma
universidade. A
correção dos conceitos matemáticos está sempre presente. Pontos
realmente notáveis são a inferência da fórmula do comprimento da
circunferência e o capítulo sobre números complexos. No primeiro, um
equilíbrio sutil, quase mágico, entre o aspecto pedagógico e o rigor
matemático foi alcançado. A idéia das seqüências de polígonos
inscritos e circunscritos à circunferência, com crescente número de
lados, e a avaliação de seus respectivos perímetros está muito clara e
bem conduzida, levando o leitor a inferir a existência de um número, não
racional, que separa as duas seqüências. Conceitos matemáticos
importantes estão envolvidos, embora não mencionados: número real, seqüência
convergente, limite de uma seqüência; e a idéia destes conceitos foi
transmitida, conseguindo-se evitar a formalização matemática dos
mesmos, que não seria conveniente para este nível. No início dos Números
Complexos encontramos uma muito bonita motivação para a introdução dos
mesmos. Um problema de Geometria Espacial é proposto: nossa visão
espacial nos assegura que ele terá solução. Entretanto nossos cálculos
algébricos nos levam a uma raiz quadrada de número negativo. Seria a
matemática impotente para achar a solução? O texto introduz e
desenvolve os fatos fundamentais do conjunto dos números complexos, que
nos possibilitam extrair a raiz desejada. Cálculos finais nos levam
depois a um número real que é a solução do problema. Cabe
observar que os livros, embora de tamanho normal, requerem tempo de
leitura atenta. Não são livros para se recordar os conceitos matemáticos,
são livros que propiciam a formação dos conceitos matemáticos na mente
dos alunos. Isto pode representar um desconforto para os professores,
desde que é impossível usar os livros para se apresentar rapidamente
algumas regras básicas da teoria e passar à resolução dos exercícios.
Em contrapartida, a elaboração cuidadosa da teoria evitará dispêndio
posterior de energia, pelo professor, para fazer os alunos vencerem inúmeros
tropeços que surgiriam ao resolver exercícios. Também evitará que o
professor necessite apresentar soluções que, embora corretas, são mal
percebidas pelos alunos em suas razões de ser. Pode
ocorrer que o professor apressado não tenha tempo de ler os comentários
históricos. Mesmos assim, a obra será válida. Pudemos notar
pessoalmente a eficiência do livro em diversas experiências. Num curso
de verão para alunos do 2° grau, na UnB, foi dado o capítulo sobre sólidos,
seus volumes e áreas externas. Numa classe heterogênea, mal parada em
geometria, e com representantes de todas as cidades satélites do D.F.,
notamos grande entusiasmo pelos tópicos históricos e construção de
modelos, sendo que a experiência sensorial originou um rápido domínio
da teoria. Os alunos da UnB que fazem Estágio Supervisionado em Matemática
têm usado estes livros, já diversas vezes, com bastante êxito, em suas
aulas nas escolas do D. Federal. Esse é, finalmente, um ponto que
desejamos salientar. Além de altamente recomendáveis para alunos do 2°
grau, os livros são apropriados a certa disciplinas da Licenciatura em
Matemática. O contacto com esta obra poderá ser, para os licenciados em
Matemática, um revigorante poderoso do conhecimento destes tópicos de
matemática, além de ponto de partida para uma convergência das linhas
pedagógicas com o conteúdo matemático, possibilitando aos futuros
professores uma postura mais reflexiva frente ao ensino da matemática,
propiciando novas concepções sobre currículos, livros textos , modos de
aprendizado desta ciência que, já há tempo, urgem aparecer.
|