Cartas do Leitor

O Comitê Editorial agradece as muitas mensagens de apoio à iniciativa da SBM e espera que estes elogios se traduzam em colaboração como o envio de noticias, perguntas, sugestões, soluções de problemas, etc...
 

     Ponto de Encontro

-Uma colega da cidade de São Paulo SP, “gostaria de obter informações sobre como dar aula”.

Revista: esta é uma pergunta tão geral que não admite resposta única nem completa ou definitiva. Entendemos que ensinar seja uma atividade dinâmica, que o modo de dar aula não só depende dos alunos, do assunto, do mestre, como de tantas outras circunstancias ocasionais ou não. Pretendemos que cada numero da Revista dê ao leitor algum subsidio que o auxilie em suas tarefas didáticas. A título de sugestões, entretanto, e exercendo a função de “ponto de encontro” de mestres brasileiros, transcrevemos, a seguir, trechos extraídos de duas cartas endereçadas à Revista:

A colega Silvânia M. Rio (São Caetano do Sul – SP) conta

“... leciono há pouco tempo .. notei a “aversão” dos  alunos pela Matemática ... Procurei sempre que possível, ao iniciar um novo tópico, colocar uma introdução histórica ou algum problema prático, bem como orientar atividades diferentes ... individuais ou em grupo. Resultados: maior interesse do aluno e melhora sensível no aproveitamento...”

E a colega Terezinha V. Chassot (Montenegro, RS) escreve:

“Costumo entregar aos alunos uma folha com Curiosidades Matemáticas. Num mural .. colocava também perguntas...”

-Um colega da Ilha do Governador , RJ entre outras sugestões – que iremos apresentando em próximos números – pergunta sobre a possibilidade de dividir o curso para as séries de 5ª a 8ª em duas aulas de Álgebra e duas de Geometria.

Revista: Eis a experiência que nos é relatada pelo colega João Batista Gasparini (São Carlos, SP):
 

A Geometria Plana, na maioria dos livros didáticos destinados ao primeiro grau, vem na segunda parte do livro. Seguindo a ordem dos  assuntos, o professor ensina esta matéria no segundo semestre; qualquer atraso na parte algébrica acarreta prejuízo na Geometria.

  Uma experiência realizada na “EEPSG Jesuíno de Arruda” de São Carlos, SP, que mostrou ser eficiente  com turmas destas séries, foi a separação, a partir do inicio do segundo semestre, do curso de Matemática em duas aulas semanais de Álgebra e duas de Geometria. O que no final do terceiro bimestre normalmente se transforma em quatro aulas de Geometria”.

 

     Novas idéias:

Os colegas Marco Antonio B, Abdalah (Niterói, RJ) e Nilton Matheus (Sorocaba, SP) sugerem que a Revista trate do assunto: “O Computador e o Ensino de Matemática”.

Revista: Aguardem nos próximos números.

Estamos também estudando sugestões enviadas pelos colegas Clélio Berti, Dalva teles, Leila D. Franzini, Valdeí Silva e Viviane Schumacher.

 

     As coisas que ensinamos:

O colega Francisco C. de Figueiredo (Nilópolis, RJ), responde à pergunta do folheto de lançamento da RPM atribuindo o “fracasso” na demonstração da formula da soma dos ângulos de um triângulo quando pedida numa prova de vestibular da FUVEST aos seguintes “problemas básicos”, unificação dos vestibulares (que não mais são feitos por áreas), “vícios dos exercícios de múltipla escolha” e pouco tempo de contacto professor – turma.

 

     Publicações

Recebemos prospecto do CEVEC (Centro de Estudos Vera Cruz, SP), Jornalzinho do Laboratório de Ensino de Matemática (IGBE-UNESP, Rio Claro, SP), Programa da 1ª Semana da Matemática da UFSCar (São Carlos, SP de 18 a 22/10); Boletins da “SERVIR” (Cruzeiro, SP) e Suplemento Cientifico Micronews (São Paulo, SP).

 

Gratos.

As opiniões expressas nesta Seção são da responsabilidade de quem as assina.

 

Respostas dos probleminhas.

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