Jorge C. Lucero
Universidade de Brasília
lucero@unb.br

     Introdução

Conta Eratóstenes [4] que certa vez, na antiga Grécia, os habitantes da ilha de Delos perguntaram ao oráculo de Apolo o que fazer para combater uma peste que assolava o povo. A resposta do oráculo foi que o altar de Apolo, de forma cúbica, devia ser duplicado. Assim, teria nascido o problema geométrico da duplicação do cubo, também conhecido como “problema deliano”, que se tornou um dos problemas clássicos da Antigüidade [2,6]. Podemos enunciá-lo também desta forma: dada a aresta de um cubo, construir a aresta de um segundo cubo cujo volume seja o dobro do primeiro. Os matemáticos gregos já tinham resolvido a questão da duplicação de um quadrado, e parece natural que a tenham estendido ao caso do cubo.

Consideremos um segmento de reta de comprimento a. O cubo que tem tal segmento como aresta terá volume Va = a3. Queremos, então, obter um segmento de reta de comprimento b, tal que o cubo associado, de volume Vb = b3, satisfaça Vb = 2Va . Dessas fórmulas obtemos a relação - Assim, o problema se reduz a construir a raiz cúbica de 2 (isto é, obter dois segmentos de reta cujos comprimentos estejam na razão-).

Numerosas soluções foram propostas usando diversos artifícios, desde o século IV a.C., com uma construção tridimensional devida a Arquitas. Entretanto, o problema se tornaria famoso quando considerado sob a seguinte restrição: deve ser resolvido em um número finito de passos usando apenas régua e compasso, onde a régua deve ser utilizada apenas para traçar linhas retas, e não para medir. Muitos problemas de construção similares a esse são vistos quando se estudam construções geométricas.

A solução do problema deliano, com a restrição citada, foi procurada em vão durante séculos. Só a partir dos trabalhos em Álgebra de Rufini, Abel, e Galois, no século XIX, demonstrou-se que é impossível fazer tal construção [3]. É curioso, então, que seja possível resolvê-lo apenas dobrando uma folha de papel, como mostra a técnica a seguir, proposta por Messer [5].

 

     Resolução

Partimos de uma folha quadrada de papel, de dimensão arbitrária. A solução consta de duas etapas; primeiramente, devemos dividir a folha em três partes iguais. Isso pode ser feito por meio dos seguintes passos (ver também o teorema de Haga, na RPM 16, p. 22):

-

Os seguintes passos, finalmente, determinam - As linhas de dobradura que não são relevantes foram eliminadas, para maior clareza.

-

 

     Demonstração

Demonstremos primeiro que a seqüência de passos (1) − (6) divide a folha de papel em 3 partes iguais. O seguinte diagrama reproduz o resultado no passo (6). Escolhemos um sistema de coordenadas x0y como indicado na figura, sendo l o comprimento dos lados da folha.

O ponto C, por estar na diagonal do quadrado, está à mesma distância, s, das bordas inferior e direita da folha, portanto suas coordenadas são (xC ; yC) = (l s; s). As coordenadas do ponto D são (xD ; yD) = (l; l/2). Por semelhança de triângulos temos

-

Pelos passos (4) e (5), a distância entre ambas as linhas das dobraduras horizontais, e entre a linha superior e a borda superior da folha, também deve ser l/3.

Demonstremos agora que a dobra do passo (7) determina - sobre a borda direita da folha.

Os pontos A e B indicados no passo (7) têm coordenadas (xA; yA) = (0, 0) e (xB ; yB) = (0; l/3), respectivamente. Nesse mesmo passo (ver figura a seguir), realizamos a dobra sobre a linha MN; os pontos A e B passam a ocupar as posições A’ e B’, respectivamente, de coordenadas (xA ; yA) = (l; c) e (xB; yB) = (a;2l/3), onde a é a abscissa do ponto B’da figura a seguir. Do paralelismo de AA’ e BB’ vem - ou -

-

M é o ponto médio de BB’ e N é o ponto médio de AA’; logo, -O coeficiente angular da reta determinada por M e N é (c l)/(l a) e o da reta determinada por A e A’ é c/l. Como essas duas retas são perpendiculares, obtemos - o que implica l2 al + c2 cl = 0. Substituindo a pelo valor l2/3c e simplificando, obtemos 3c3 − 3c2l + 3cl2 l3 = 0. Considerando que c3 − 3c2l + 3cl2 l3 = (c l)3, essa equação fica 2c3 = (l c)3, ou - o que prova que foi obtida a solução do problema deliano.

 

     Comentário Final

A raiz cúbica de dois é solução da equação x3 − 2 = 0. Com dobraduras de uma folha de papel é possível construir soluções de qualquer equação cúbica com coeficientes construtíveis por dobraduras (ver [1]), o que é impossível de ser feito com régua e compasso. Isso permite resolver, por meio de dobraduras, outros problemas geométricos de construção que possam ser reduzidos a uma equação cúbica, como a trissecção de um ângulo e a construção de um heptágono regular.

 

 

Referências bibliográficas

[1] ALPERIN, Roger C. A mathematical theory of origami constructions and numbers. New York Journal of Mathematics, 6:119-133, 2000. http://nyjm.albany.edu:8000/j/2000/6-8.html
[2] BOYER, Carl B. História da Matemática. São Paulo: Edgard Blücher, 1996.
[3] COURANT, Richard e ROBBINS, Herbert. O que é a Matemática? Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2000.
[4] HEATH, Thomas. History of Greek Mathematics. Mineola, NY, (EUA): Courier Dover Publications, 1981.
[5] MESSER, Peter. Problem 1054. Crux Mathematicorum, 12(10): 284-285, 1986.
[6] WAGNER, E. Construções Geométricas. Coleção do Professor de Matemática, SBM, 2005.